segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cruzeiro vence Vasco no Rio de Janeiro e abre sete pontos sobre o terceiro

O Cruzeiro mostrou muita segurança e venceu o Vasco, por 2 x 0, na noite deste domingo, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O time celeste superou aquele que é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro com gols do volante Ramires e do zagueiro Thiago, um em cada tempo, e se reafirmou como candidato ao título.

O time celeste chega a 51 pontos ganhos no Campeonato Brasileiro e fica sete à frente do Grêmio, terceiro colocado com 44 pontos. O São Paulo é o líder, com 60 pontos.

O jogo deste domingo era tido como um confronto direto, já que o Vasco é candidato a uma das quatro vagas para a Copa Libertadores. O consenso era de que o Cruzeiro mostraria de uma vez por todas se almeja o título ou apenas carimbar o passaporte.

A julgar pela atuação do Cruzeiro, o título é um sonho possível. O time celeste é apenas o segundo a derrotar o Vasco em São Januário neste Campeonato Brasileiro. O outro foi justamente o São Paulo, que fez 2 x 0 pela 25ª rodada.

A vitória é histórica porque iguala o histórico do confronto. São agora 26 vitórias celestes, 26 empates e 26 derrotas, com 107 gols a favor e 110 contra.

De quebra, o time celeste acabou com jejum de 11 anos e meio sem vitória sobre o Vasco no Rio. O último triunfo celeste em São Januário havia sido a goleada por 6 x 2, em 28 de março de 1996, em jogo válido pela Copa do Brasil. Antes deste domingo, foram 11 partidas contra o Vasco no Rio de Janeiro. O Cruzeiro empatou cinco e perdeu seis.

A delegação celeste volta na manhã de segunda-feira para Belo Horizonte. Os atletas serão liberados até a terça-feira, quando começa a preparação para o jogo do próximo domingo, contra o Figueirense, às 18h 10, no Mineirão.

O jogo

O primeiro tempo foi movimentado em São Januário. Logo de início, o Vasco tentou impor a força que tem apresentado como mandante e tomou a iniciativa. Logo na saída de bola, o atacante Leandro Amaral arriscou da intermediária e Fábio defendeu sem dificuldade.

O time da casa criou boa oportunidade aos 5 min de jogo. O volante Perdigão desarmou o lateral-esquerdo Fernandinho na intermediária e lançou a bola na área. O atacante Alan Kardec dominou e chutou para grande intervenção de Fábio.

O Cruzeiro se soltou após os 10 minutos iniciais. Aos 11 min, Fernandinho fez belo lançamento para o meia Wagner. O camisa 10 recebeu na área e tocou de primeira para Marcelo Moreno, que chutou por cima e desperdiçou boa chance. No minuto seguinte, o volante Charles arriscou de fora da área e mostrou que o time estava firme.

O placar foi aberto aos 15 min. O meia Maicosuel dominou a bola na intermediária e, em grande jogada pessoal, passou por três adversários antes de encontrar Ramires. Livre na área, o volante tocou de primeira, no ângulo esquerdo, e fez 1 x 0 para o Cruzeiro.

O Vasco se abriu na busca do empate e por pouco não marcou aos 30 min, em jogada iniciada pelo lateral-esquerdo Rubens Júnior que teve de tudo na área celeste. Leandro Amaral chutou no travessão, Fábio fez grande defesa em chute de Alan Kardec e Thiago afastou o perigo de vez ao cortar a finalização de Rubens Júnior.

O Cruzeiro mais uma vez não se deixou dominar a respondeu de pronto. Aos 31 min, Wagner chutou de fora da área e Sílvio Luiz defendeu bem. No minuto seguinte, o camisa 10 cobrou falta e o goleiro vascaíno se esticou todo para mandar a escanteio.

A segunda etapa teve história parecida à da primeira. O Vasco foi para cima, reforçado pelo atacante Marcelinho, que substituiu o zagueiro Luizão no intervalo. E logo a 6 min Fábio apareceu bem em dois chutes consecutivos de Leandro Amaral de fora da área.

Assim como no primeiro tempo, o Cruzeiro não deixou de atacar. Aos 8 min, Fernandinho abandonou a força e cobrou falta com categoria, no travessão de Sílvio Luiz.

O técnico Dorival Júnior fez a primeira substituição aos 16 min. O atacante Guilherme entrou no lugar de Marcelo Moreno. Cinco minutos depois, Wagner deixou o campo com dor no tornozelo esquerdo e deu lugar ao volante Luís Alberto.

Após um predomínio do Vasco no campo de ataque, mais uma vez o Cruzeiro partiu para decidir. Aos 27 min, Maicosuel cobrou escanteio da direita e Luís Alberto cabeceou no travessão. Aos 30 min, Maicosuel bateu falta da esquerda e Thiago nem precisou saltar para acertar o canto esquerdo de Sílvio Luiz e fazer 2 x 0.

A partir daí, o time celeste apenas administrou a vantagem. Antes do término da partida, o meia Kerlon substituiu Maicosuel, aos 37 min da segunda etapa.

Veja os gols:


VASCO 0 X 2 CRUZEIRO

Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 2316/09/2007 (domingo)
Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Público: 19.213 pagantes
Renda: R$ 162.560,00
Gols: Ramires, aos 15 min do primeiro tempo; Thiago, aos 30 min do segundo tempo

Vasco: Silvio Luiz; Jorge Luiz, Vilson e Luizão (Marcelinho); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão (Abuda), Conca e Rubens Júnior; Alan Kardec (Martín Carvalho) e Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth
Cruzeiro: Fábio; Mariano, Thiago, Thiago Heleno e Fernandinho; Ramires, Charles, Wagner (Luís Alberto)e Maicosuel (Kerlon); Roni e Marcelo Moreno (Guilherme)
Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos: Perdigão e Rubens Júnior (Vasco); Fernandinho e Maicosuel (Cruzeiro)
Fonte: Cruzeiro.com

Nenhum comentário: